A princípio foi fundada, em 15 de março de 1969, a ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE PARANAGUÁ, tendo como primeiro presidente o Dr. HUGO PEREIRA CORREIA e tendo o apoio do MM. Juiz de Direito – Dr. CARLOS ALBERTO CONDESSA e do escrivão do Cível e Comércio, Sr. JOÃO MARIA DE MELLO.

Participaram da solenidade de fundação e eleição da primeira diretoria os advogados, HUGO PEREIRA CORREIA, NILSON CARDOSO DE MIRANDA, JOSÉ JÚLIO REILLY ALGODOAL, CAIOS EGUIBERTO PORTES TRAMUJAS, JOÃO JACOB BERBERI FILHO, AMADEU MANO, CELSO LUCK, JOSÉ MARIA VALINAS BARREIRO, JOSE MARTINS DO CARMO

A primeira diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Dr. HUGO PEREIRA CORREIA
Vice-Presidente- Dr. AMIM MUSSI
1º Secretário – Dr. NILSON CARDOSO DE MIRANDA
2º Secretário – Dr. WODZMIECZ ERVINO NIZIO
1º Tesoureiro – Dr. AMADEU MANO
2º Tesoureiro – Dr. JOSÉ MARTINS DO CARMO
Orador – Dr. ANTONIO JOSÉ SANT’ANA LOBO NETO.

Esta Associação teve atuação até o ano de 1973, quando registrada sua última ata.

Após anos de luta e muita expectativa, os advogados de Paranaguá e do Litoral do Paraná conseguiram a criação da SUBSEÇÃO DE PARANAGUÁ E DO LITORAL DO PARANÁ DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, em 23 de abril de 1978.

Momento histórico que contou com a alta cúpula do Judiciário Estadual, serventuários da justiça, autoridades civis, militares e eclesiásticas e os advogados, que por anos lutaram e ansiaram por esta criação.

Presentes o Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Des. Ariel Ferreira do Amaral e Silva, Presidente do Tribunal de Alçada, Des. Claudio Nunes do Nascimento, Corregedor Geral de Justiça, Des. Luiz Renato Pedroso, Desembargadores outros nominados na ata de instalação, os juízes que atuavam na Comarca: Dr. Rui Fernando de Oliveira, Dr. Irlan Prohmam Arco Verde, Dr. Paulo Acioly Rodrigues, é importante ressaltar a presença do escrivão JOÃO MARIA DE MELLO, de saudosa memória e a que todos nos advogados devemos gratidão e apreço, pelo muito que fez Presidia a sessão de inauguração o brilhante advogado EDUARDO ROCHA VIRMONT, presidente do Conselho Estadual da OAB, bem como presentes conselheiros estaduais.

E finalmente, em 3 de outubro de 2013, em ambiente de muita emoção e alegria foi inaugurada a SEDE DA SUBSEÇÃO DE PARANAGUÁ, que levou o nome de W. ERVINO NIZIO, pelos grandes e relevantes serviços que prestou a subseção, exercendo cargos desde a fundação da Ordem até o momento do seu óbito.